ESCOLAS DE LONDRINA GANHAM 210 COMPUTADORES APÓS DESTAQUE NA ALFABETIZAÇÃO
O excelente desempenho dos estudantes na alfabetização garantiu para a rede municipal de ensino de Londrina o recebimento de 210 novos notebooks e fones de ouvido. Os equipamentos foram conquistados por meio do Prêmio Alfabetiza Juntos, promovido pelo Governo do Paraná, que contemplou 300 colégios em todo o estado com base nas notas da Prova Paraná Mais. A cerimônia oficial de entrega dos kits tecnológicos aconteceu na manhã da última sexta-feira (19) de junho de 2026, na sede da Secretaria Municipal de Educação, celebrando as sete instituições locais que atingiram os melhores indicadores do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado.
As sete escolas municipais premiadas em Londrina foram Carlos Dietz, Edmundo Odebrecht, João XXIII, Joaquim Pereira Mendes, Leonor Maestri de Held, Miguel Bespalhok e Norman Prochet. O prefeito Tiago Amaral comemorou a vanguarda do município, dividindo os méritos com a dedicação das equipes pedagógicas. O secretário estadual de Educação, Roni Miranda, também esteve presente para parabenizar a cidade e reforçou a importância de alfabetizar as crianças na idade certa. Atualmente, a rede municipal atende 10.572 alunos e alunas distribuídos em 504 turmas de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental I.
A secretária municipal de Educação, Thatiane Lopes de Araújo, informou que os computadores serão usados nas salas de aula para atender as exigências de tecnologia da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na Escola Municipal Miguel Bespalhok, situada no bairro Antares, na zona leste, os aparelhos vão renovar o laboratório de informática nos próximos dias, conforme celebrou a diretora Cristiane Ciuini Tutida. Já no distrito da Warta, a diretora Daisy Martins Paes de Góis, da escola Edmundo Odebrecht, destacou que os novos eletrônicos vão ampliar a inclusão digital dos estudantes da zona rural, que já começam o estímulo à leitura e à alfabetização a partir dos três anos de idade.